COVID -19 - Bélgica detecta 1º caso de nova variante na Europa

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 26/11/2021 17:51
Holanda transfere pacientes com Covid para Alemanha por crise em hospitais Foto: ANSA / Ansa - Brasil
Holanda transfere pacientes com Covid para Alemanha por crise em hospitais Foto: ANSA / Ansa - Brasil

 A Bélgica reportou nesta sexta-feira (26) o primeiro caso da variante B.1.1.529 do novo coronavírus na Europa. Essa variante foi detectada pela primeira na África do Sul e reúne dezenas de mutações na proteína Spike, espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-CoV-2 e é usada pelo vírus para atacar as células humanas.

"Temos um caso dessa variante que agora está confirmado", afirmou o ministro belga da Saúde, Frank Vandenbroucke, em coletiva de imprensa.

Segundo a mídia local, a pessoa infectada é uma mulher adulta que desenvolveu sintomas da Covid 11 dias depois de ter voltado do Egito através da Turquia. Ela não estaria vacinada nem havia contraído a doença no passado. A paciente também não passou por países do sul da África, o que pode indicar que a variante já circula pelo norte do continente.

Em seu perfil no Twitter, a presidente do poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que vai propor a suspensão dos voos provenientes do sul do continente africano, medida já adotada por Israel, que detectou seu primeiro caso em um cidadão recém-chegado do Malauí, e pela Itália. No caso italiano, a proibição atinge todos os viajantes que tenham transitado por África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue nos 14 dias anteriores à chegada.

 

"Nossos cientistas estão trabalhando para estudar a nova variante B.1.1.529. Enquanto isso, vamos nos manter no caminho da máxima precaução", disse o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza.

A variante surgiu em uma região com baixíssimos índices de vacinação contra a Covid-19 devido à distribuição desigual de imunizantes pelo mundo. Enquanto a UE tem 67% de sua população totalmente vacinada, esse índice é de apenas 7% na África, segundo o portal Our World in Data.

Ainda não se sabe, no entanto, se a B.1.1.529 consegue escapar da imunidade gerada pelas vacinas, que se baseiam em sua maioria justamente na proteína Spike, onde se concentram as mutações da variante. A Pfizer disse à ANSA nesta sexta-feira que levaria cerca de 100 dias para produzir uma vacina sob medida para uma variante que escape ao imunizante atualmente em circulação. 

Lei mais  notícias no Portal 1001 Notícias

Acesse: www.1001noticias.com.br

http://www.radiozonasulfm.com/ 

http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/

Siga nossas páginas no YoutubeFacebookTwitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Instagram -

https://www.instagram.com/portal1001noticias/

Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88 

@1001noticias.com.br - @jornalismo - @noticia  - @robertonoticia 

Com TERRA



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Governo prorroga Desenrola até 20 de maio; saiba como participar e renegociar dívidas

  • FIQUE ATENTO - Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

  • VIOLÊNCIA - Médico é preso por bater e ameaçar esposa em Piancó; vítima relata como eram agressões

avançar voltar