Ministro russo afirma que reunião entre Putin e Zelensky é possível

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 28/03/2022 08:59
Foto Reprodução
Foto Reprodução

 O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que é possível uma reunião entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Volodymyr Zelensky. Desde que, segundo ele, haja clareza sobre questões que são fundamentais para a Rússia. Esses pontos poderiam ser definidos a partir de encontros entre as duas partes na Turquia, a partir desta segunda-feira (28/3).

“É necessária uma reunião assim que tivermos clareza sobre as soluções para todas as questões-chave”, afirmou Lavrov a meio de comunicação sérvios, nesta segunda. De acordo com o ministro, a guerra serviu para que o Ocidente ouvisse os russos em relação aos “problemas” da Ucrânia. “Agora, eles ouviram: é pelo menos alguma coisa”, disse.

Na entrevista, Lavrov diz que o principal é o mundo “deixar de ser conivente com os ucranianos”. “Eles só querem criar uma ilusão de conversação, uma ilusão de solução. Conhecemos bem sua capacidade de imitar o processo. Eles não vão conseguir se safar dessa desta vez. É preciso um resultado após as conversas, que serão solidificadas pelos presidentes”, disparou o ministro.

 

Por isso, uma conversa entre os Putin e Zelensky, neste momento, seria contraproducente e uma mera troca de opiniões. Segundo Lavrov, Putin nunca teria se recusado a se encontrar com Zelensky, mas que “fundamentalmente importante” uma conversa prévia bem preparada.

“Esta crise na Ucrânia e o conflito interno ucraniano foram fermentando por tanto tempo que um grande número de problemas se acumulou. Portanto, apenas se encontrarem e ter um tipo de conversa ‘o que você pensa e o que eu penso’ seria simplesmente contraproducente agora”, explicou Lavrov.

Dois pontos são fundamentais, nas palavras do ministro: desnazificação e desmilitarização. “Tanto a desmilitarização quanto a desnazificação da Ucrânia são componentes obrigatórios dos acordos que estamos buscando”, determinou.

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • LUTO NA IMPRENSA - Morre em João Pessoa o jornalista José Carlos dos Anjos Wallach

  • Lucas Ribeiro diz considerar difícil reaproximação entre Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima

  • SUSTO - Parte de estrutura de casa de shows desaba durante evento em João Pessoa e deixa feridos

avançar voltar