Abertura do 18º Festival do Japão terá concerto e apresentações artísticas em João Pessoa

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 14/09/2023 15:58 - 53060
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A abertura do 18º Festival do Japão que marca os 100 anos da imigração japonesa na Paraíba, acontece nesta sexta-feira (15), às 19h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com apresentações da pianista Harue Tanaka, do violoncelista Kayami Satomi, do coro Hatsuhinode e dos grupos Tatakinan Daiko e de Teatro da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). 

A banda 5 de Agosto, vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Orquestra de Cordas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) completam a programação de abertura do evento, que será aberta à população em geral. 

Haverá também homenagens a Eiji Kumamoto - primeiro imigrante nipônico na Paraíba, que chegou ao Estado em 1923 - e à Alice Lumi Satomi, professora de educação musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. 

No sábado e no domingo (16 e 17), o Festival chega ao CCHLA, onde diversos espaços deste Centro recebem palestras, oficinas, mesas-redondas, contações de histórias, exibição de animes e até um karaokê. A participação nestas ações ocorre mediante prévio pagamento de taxa pela plataforma Sympla. 

Já na Praça da Alegria do CCHLA, também durante este sábado e domingo, a participação é gratuita. No local, o público poderá assistir à apresentação do grupo Taikô Tatakinan e participar de demonstração de artes marciais. Também estão previstos um concurso de cosplay e, no encerramento do Festival, o Bon Odori, celebração tipicamente japonesa em homenagem aos mortos. 

Além da UFPB, o 18º Festival do Japão é apoiado institucionalmente pelo Consulado Geral do Japão, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e IFPB. 



Compartilhe:


Outras Notícias