Direito de acompanhante da mulher em consultas e exames é aprovado pela CMJP

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 23/11/2023 23:40
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O colegiado  da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o PLO 1584/2023, de autoria do vereador Júnio Leandro (PDT), que garante à mulher o direito à presença de acompanhante, de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do município. Segundo a norma, a exceção é quando o exame ofereça risco ao acompanhante.

“Hoje é um momento histórico, fico muito feliz e agradeço aos meus pares pela aprovação do projeto que vai fazer com que os casos de violência obstétrica sejam coibidos e garantir que as mulheres se sintam mais seguras nas consultas e exames. Esperamos que o prefeito sancione”, declarou Júnio Leandro.

O vereador Bispo José Luiz (Republicanos) parabenizou o parlamentar pelo projeto. “Com certeza vai impedir muitas notícias que vemos de abuso, principalmente quando as mulheres estão anestesiadas. O prefeito não vai se negar a sancionar um projeto de tão grande relevância”, ressaltou. “É um respeito à mulher, à vulnerabilidade dela naquele momento”, avaliou o vereador Carlão (PL).



Compartilhe:


Outras Notícias