Por Roberto Notícias
- 17/05/2025 14:25 - 
Associações e entidades fraudulentas, que moveram mais de 230 ações coletivas na Paraíba, desviaram mais de R$ 126 milhões em descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas, segundo apurações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. Nesta sexta-feira (16) acontece a segunda fase da Operação Retomada, que cumpre mandados em João Pessoa.
De acordo com as investigações, o montante milionário foi desviado por meio de ações coletivas fraudulentas ajuizadas por 11 entidades fictícias, criadas para aplicar golpes em beneficiários da Previdência. Essas entidades contavam com o apoio de advogados e, pelo menos, um servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O grupo utilizava documentação forjada e obtinha decisões judiciais manipuladas para autorizar os descontos irregulares nos proventos das vítimas.
+ Nova fase de operação investiga fraudes em aposentadorias
Mais de 100 mil aposentados e pensionistas, de diversas partes do país, foram prejudicados.
Segundo o Gaeco, o esquema fazia parte de uma organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias, que atuava em conluio para manipular a jurisdição dos processos e lucrar indevidamente por meio do Judiciário.
A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) na Paraíba e da Polícia Civil.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:

Nomeado para a Emlur na prefeitura de João Pessoa, Sargento Denis mostra que escolheu um lado

Ricardo Coutinho admite sobre disputar Prefeitura de João Pessoa em 2028: “Vai depender da conjuntura”

Sérgio Queiroz descarta disputar eleições em 2026 após novos convites: “Reduzir especulações”