Fábio Rocha secretário de saúde de João Pessoa diz que sofre pressão após autorizar vacina em hemofílicos; secretário pode deixar pasta

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 12/05/2021 15:54
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou nesta quarta-feira (12), em tom desabafo, que tem sofrido pressão de grupos que querem politizar uma decisão da pasta que autorizou a vacinação para pacientes hemofílicos, doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue. O gestor apontou que pode deixar a pasta caso aja qualquer comprovação de irregularidade ao citar que está no aguardo de uma resposta do Ministério da Saúde, responsável pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), sobre a possível irregularidade.

“Estou esperando uma resposta do Ministério da Saúde perguntando qual foi o crime que eu posso ter cometido em ter vacinado 66 hemofílicos em João Pessoa. Se me disserem que tem algum crime, eu posso responder e até me retirar da Secretaria de Saúde em função disso. Porque, no meu entendimento médico, eu que vivi um ano trabalhando com hemofílicos, pacientes com Leucemia e outras doenças, eu sei a importância de uma vacina para um hemofílico. Foram 66 doses, aí vem uns grupos querendo politizar a questão”, disse.

O imbróglio aconteceu após decisão da pasta de incluir os portadores da doença no Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra à Covid-19. Ele apontou que está no limite quanto a questão. “Você chega no seu limite como cidadão e o cidadão é o secretário. Aí vem alguém e lhe responde com intimidação, que vai ter multa na sua pessoa física, que você vai ser penalizado. Calma, tem umas coisas que eu até entendo como médico e que todo mundo está em polvorosa, a gente tá rodando nosso HD em um clima diferente em que falta racionalidade. Isso vale para mim ou qualquer outro”, afirmou ele em entrevista ao Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação.

Confira a entrevista concedida ao jornalista Luis Tôrres na íntegra:

 


Redação/Portal Paraíba



Compartilhe:


Outras Notícias


  • POSICIONAMENTO - Adriano Galdino diz respeitar opinião de João Azevêdo, mas não volta atrás em análise política sobre 2026: “Falo o que penso”

  • Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento da Cenatel de João Pessoa e Santa Rita

  • Prefeitura de João Pessoa participa de encontro para avaliar o programa habitacional no Brasil

avançar voltar