ANEEL autoriza Energisa a aumentar energia elétrica em 15,73% na Paraíba

21/08/2018

 A conta de energia vai ficar mais cara em 216 cidades da Paraíba a partir do dia 28 de agosto. O reajuste médio de 15,73% foi aprovado durante reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). O aumento é válido apenas para as localidades atendidas pela concessionária Energisa Paraíba e vai impactar 1,4 milhão de unidades.

Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Os componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 8,73 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste médio de 15,73%. Ainda de acordo com a Aneel, esse mesmo efeito financeiro deve atenuar o próximo processo tarifário da distribuidora, em 2019.

Para os consumidores da Energisa Paraíba atendidos em baixa tensão – residenciais e comerciais – o reajuste será de 15,41% . Já para os de alta tensão, que são os industriais, o aumento vai ser de 16,75%.

As cidades que ficaram fora do reajuste são atendidas por outra concessionária, no caso a Energisa Borborema.

Leia Também:   Sine-PB oferece 69 vagas com oportunidades para entrevistador de pesquisa de opinião

Fonte: Jornal da Paraíba




Outras Notícias