MANIFESTAÇÕES - Três pessoas morrem na Colômbia em protestos

23/11/2019

 Os protestos na Colômbia contra o governo de Iván Duque deixaram três pessoas mortas na quinta-feira (21), anunciou o ministro da Defesa do país, Carlos Holmes Trujillo, nesta sexta (22).

“Nas últimas horas, as autoridades confirmaram a morte de duas pessoas em Buenaventura, em meio aos distúrbios, e uma outra em Candelaria, municípios do [departamento] Valle del Cauca”, no oeste do país, declarou Trujillo em coletiva de imprensa.

O ministro disse que os mortos em Buenaventura, o principal porto da Colômbia no Pacífico, morreram em meio a tentativas de saques em um centro comercial que a polícia tentou combater, informou a France Presse.

“Como resultado do confronto entre os vândalos e a força pública, e em fatos que são investigados, houve a morte de duas pessoas, e foram feridos um intendente da polícia e um infante da Marinha”, acrescentou Trujillo.

O ministro disse que uma comissão da força pública foi transferida para a área para “analisar em primeira mão os procedimentos executados” pelos policiais nos combates. Trujillo não deu detalhes sobre o falecido em Candelaria, a cerca de 93 km de Buenaventura, embora uma fonte do ministério tenha dito à AFP que a morte também ocorreu em meio a tumultos.

Ele afirmou que as autoridades abriram 11 investigações preliminares sobre “possíveis ações irregulares” de policiais contra manifestantes em BogotáCaliManizales e Cartagena.

 




Outras Notícias