Juiz manda incluir prefeito de Santa Rita como réu em processo sobre rateio do Fundeb

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 18/01/2026 23:21 - 65794
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O Juíz Gutemberg Cardoso Pereira determinou a inclusão do prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino, no processo que apura irregularidades no rateio de recursos do Fundeb, no valor aproximado de R$ 31,5 milhões, que teriam sido transferidos de forma indevida para o Instituto de Previdência do Município (IPREV). Conforme despacho judicial, foi concedido prazo de 15 dias para que o denunciante, Nicola Lomonaco, promova a inclusão do prefeito no polo passivo da ação, juntamente com o Município de Santa Rita.

A decisão representa um avanço na tramitação do processo porque abre caminho para a possível responsabilização direta do chefe do Executivo municipal, caso se confirmem indícios de autorização, anuência ou omissão relevante quanto à destinação de recursos constitucionalmente vinculados à educação básica.

Segundo os autos, parte dos valores do Fundeb teria sido transferida ao IPREV em desacordo com a legislação, que veda a utilização dessas verbas para fins previdenciários. Além disso, há apontamentos de que pagamentos relevantes teriam sido realizados sem o devido empenho da despesa, incluindo valores que podem alcançar cerca de R$ 13 milhões, o que agrava o cenário jurídico-administrativo sob análise.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Siga o canal da TV Litoral - https://www.youtube.com/@tvlitoralsulp

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.



Compartilhe:


Outras Notícias