APOIO - EUA anunciam doação de cerca de R$ 770 mil em ajuda ao Rio Grande do Sul

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 15/05/2024 16:59
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (14) que vão doar um apoio imediato de 150 mil dólares às comunidades afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.

Segundo nota da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, o presidente Joe Biden reforçou que está em contato com parceiros brasileiros e estão trabalhando para fornecer assistência à população em coordenação com as autoridades locais.

“Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades locais. Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil,” declarou o presidente dos EUA, Joe Biden.

Veja abaixo como será dividido o valor destinado ao Rio Grande do Sul pelos Estados Unidos: 

Em parceria com a ONG World Vision, 50 mil dólares serão imediatamente utilizados para a compra local de 1.300 kits de produtos de higiene, 850 kits de materiais de limpeza e 80 itens de primeiros socorros, além de geradores de energia e purificadores de água. Esse apoio será destinado aos municípios de Estrela, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales.

Além disso, a USAID, uma das principais agências de cooperação internacional do mundo, vai oferecer 100 mil dólares para a ONG World Vision para saneamento de água e higiene (WASH), incluindo pacotes de cloração de água e treinamento para 82 abrigos de emergência. O apoio vai também incluir produtos de higiene para mais de 3.200 pessoas e serviços de apoio à saúde mental e psicossocial para quase 5.000 pessoas em abrigos de 13 municípios afetados pelas enchentes no estado.

“Este financiamento vai ajudar a salvar vidas, aliviar o sofrimento causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O suporte dos Estados Unidos aos gaúchos continuará,” disse a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley.

‘EUA estão ao lado do Brasil’, diz Biden

“Jill (esposa de Biden) e eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.

Biden também afirmou que o governo americano está em contato com parceiros brasileiros e que “Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras, enquanto lideram a resposta”.

Joe Biden reforça no final do comunicado que “os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”.

 


Compartilhe:


Outras Notícias


  • Deputado Ruy Carneiro volta a atacar juiz responsável por sua condenação no Caso Desk

  • Curral de Cima promove a 15ª Cavalgada em Defesa do Meio Ambiente no dia 28 de julho

  • RECONHECIMENTO - “É muito bom fazer parte de um governo que vem trabalhado pela Paraíba”, diz Lucas Ribeiro

avançar voltar