Uma das modalidades esportivas mais conhecidas na Paraíba e no Brasil é o “baleado”, também muito conhecido como “queimada” ou “dodgeball”, mas a prática não é considerada como um esporte de maneira oficial. Contudo, o Projeto de Lei (PL) 1026/2023, de autoria do deputado estadual Chió (Rede), pode elevar o patamar da brincadeira.
Em documento enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Chió acredita que, ao oficializar a prática como modalidade esportiva, será possível “implementar regras e normas que garantam a segurança dos participantes, incluindo o uso de equipamentos adequados e o treinamento de árbitros e outros profissionais envolvidos”.
Outros pontos levantados para sustentar o PL é a importância do cultural do esporte, muito praticado por crianças e em escolas e conhecido por ser bastante inclusivo. Além disso, a prática do baleado ajudará na luta contra o sedentarismo, especialmente de jovens.
A propositura do deputado Chió ainda será votada pelos deputados estaduais da Paraíba, que precisam formar maioria para oficializar o baleado como modalidade. Ainda não há previsão de quando a votação acontecerá. Caso seja aprovada, a lei entra em vigor após a publicação do Diário Oficial do Estado.
Baleado no Brasil e no mundo
Atualmente, o baleado é reconhecido como esporte internacionalmente, possuindo até uma federação própria: a World Dodgeball Association. Mais de 60 países possuem federações de dodgeball, e o esporte é um dos que podem ser incluídos nos Jogos Olímpicos no futuro. No Brasil, o Distrito Federal oficializou a prática como modalidade esportiva em 2020.
Compartilhe:
Estado divulga relação de candidatos aptos à Carteira de Habilitação gratuita
ELEIÇÕES 2024 - Pesquisa apresenta Eliane Galdino com grande vantagem em Pocinhos
E-TÍTULO - TSE libera consulta online à seção de votação; saiba como acessar