A possível federação entre MDB, Republicanos e PSD, em discussão para as eleições de 2026, já começa a gerar repercussões nos bastidores políticos da Paraíba. A articulação foi confirmada pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, em entrevista à CNN.
Rossi descartou qualquer fusão partidária, mas confirmou negociações com Marcos Pereira (Republicanos) e Gilberto Kassab (PSD) para formação de uma federação — modelo que exige atuação conjunta nas eleições e no Congresso por, no mínimo, quatro anos.
Se o acordo avançar, as legendas precisarão marchar juntas em 2026, inclusive na disputa presidencial.
Na Paraíba, a federação pode provocar um realinhamento de forças. O MDB é comandado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, adversário declarado do governador João Azevêdo (PSB). O PSD é liderado por Pedro Cunha Lima, também opositor ao chefe do Executivo estadual. Já o Republicanos é presidido pelo deputado Hugo Motta, aliado de Azevêdo e atual presidente da Assembleia Legislativa.
A federação, se confirmada, terá impactos diretos nas estratégias locais. Os próximos passos dessa negociação são aguardados com atenção redobrada por aliados e adversários.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
Vereador de Conde tenta fugir, bate em viatura da PM e desacata guarnições em João Pessoa
ELEIÇÕES 2026 - Veja Debate Master com análise da politica da Paraíba com Roberto Notícia e Ytalo Kubitschek
NOVO PARTIDO - Cúpula do PSDB nacional autoriza fusão com Podemos