OPERAÇÕES DE CRÉDITO - Câmara dos Deputados vota esta semana PEC que autoriza volta do auxílio emergencial

Por Redação Por Redação - 08/03/2021 00:48
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 A Câmara dos Deputados marcou para esta semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, a PEC Emergencial, que entre outras medidas, pauta a volta do auxílio emergencial. O presidente da Casa, Arthur Lira, anunciou que ela deve ir para apreciação diretamente no plenário, sem passar por comissões. A expectativa é aprovar a admissibilidade do texto na terça-feira (9) e, no dia seguinte, a votação em plenário em dois turnos.

Na avaliação de Lira, é importante aprovar logo a PEC para possibilitar o pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial à população ainda em março.

O texto cria mecanismos de ajuste fiscal, caso as operações de crédito da União excedam as despesas. Entre as medidas, estão barreiras para que a União, os estados e os municípios criem despesas obrigatórias ou benefícios tributários. A PEC também possibilita o pagamento do auxílio emergencial com créditos extraordinários sem ferir o teto de gastos públicos. 

No Senado, o texto sofreu mudanças importantes. O relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC) teve que ceder à resistência de vários colegas e foi retirado o trecho mais polêmico do seu parecer, o fim da vinculação obrigatória de parte do orçamento a investimentos com saúde e educação. Bittar também retirou a redução de salário e jornada de trabalho dos servidores públicos, como expediente de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas.

Bittar adicionou uma “trava” a mais para evitar um gasto excessivo com o auxílio emergencial. O relator limitou a R$ 44 bilhões o valor disponível para pagamento do auxílio emergencial. O governo estima retornar com o auxílio emergencial em forma de quatro parcelas de R$ 250 ainda este mês.


Agência Brasil



Compartilhe:


Outras Notícias


  • TELEVISÃO - A força do futebol: SBT humilha a Globo na final da Libertadores

  • Após cirurgia, Manoel Júnior retorna aos trabalhos em Pedras de Fogo e agradece pelas orações

  • ELEIÇÕES 2022 - Edna e Michel Henrique realizam encontro com lideranças políticas de Monteiro e oficializam apoio a Hugo Motta para deputado federal

avançar voltar