Ministério Público de Contas contesta nomeação de Alanna Galdino no TCE-PB

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 20/03/2025 21:30 - 61553
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O Ministério Público de Contas da Paraíba protocolou nesta quinta-feira uma representação solicitando a suspensão da posse de Alanna Galdino como conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O pedido aponta possíveis violações aos princípios da moralidade administrativa, impessoalidade e independência do controle externo.

As procuradoras responsáveis pelo documento alegam que a nomeação configura nepotismo indireto, já que Alanna é filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. Segundo o MPC, “o Tribunal de Contas deve ser composto por membros técnicos e independentes, sem influência política na fiscalização dos recursos públicos”.

A representação também questiona a qualificação da indicada para o cargo, argumentando que não há comprovação de experiência jurídica, contábil, econômica ou administrativa compatível com as exigências da função.

 

Além da suspensão da posse, o Ministério Público de Contas sugere que a nomeação possa ser contestada na esfera judicial, com possibilidade de anulação do ato por improbidade administrativa.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb 

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Por Maurílio Junior


Compartilhe:


Outras Notícias