Por Redação
- 10/01/2026 16:19 - 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (9) o trancamento da principal ação penal da Operação Calvário contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). A decisão atinge o coração da investigação e aponta um problema grave: segundo o ministro, a denúncia aceita se apoia quase exclusivamente em delações premiadas, sem provas externas capazes de sustentar, de forma autônoma, a acusação.
Ao analisar o caso, Gilmar Mendes destacou que a denúncia aceita não respeita o entendimento consolidado do STF sobre a inadmissibilidade de persecução penal baseada exclusivamente em declarações de colaboradores.
Segundo o magistrado, a denúncia vinculada ao Procedimento Investigatório Criminal n.º 0000015-77.2020.815.0000 se estrutura “primordialmente” em elementos fornecidos em acordos de colaboração, com destaque para a delação de Daniel Gomes da Silva, apontada como eixo narrativo para sustentar a suposta atuação de uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Siga o canal da TV Litoral - https://www.youtube.com/@tvlitoralsulp
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacao1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:

Luto em Caaporã: falece Atos Santino, vice-presidente da Câmara Municipal

ELEIÇÕES 2026 - Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio

Cidade do Forró é inaugurada oficialmente em João Pessoa por Cícero Lucena