A Apple teve que paralisar temporariamente o desenvolvimento do iOS 18, assim como outros sistemas operacionais, em busca de corrigir uma série de bugs encontrados no iPhone durante a fase de testes. Essa mudança também está sendo implementada no futuro software do iPad, Apple Watch e macOS 15.
Segundo fontes dentro da empresa, a primeira versão do iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 foi concluída em outubro. Porém, uma varredura nos códigos encontrou uma série de bugs novos, o que obrigou os funcionários a interromperem o desenvolvimento deles por uma semana. Até engenheiros que trabalham nas atualizações do iOS 17 foram escalados para a missão.
Segundo a reportagem, é pouco provável que essa pausa provoque algum atraso no lançamento dos novos sistemas operacionais ou nas atualizações dos sistemas atuais. De acordo com o site MacWorld, no pior dos cenários, essa pausa pode fazer com que o iOS 18, o macOS 15 e o WatchOS 11 cheguem aos gadgets com recursos a menos, que seriam adicionados em futuras atualizações.
Por outro lado, ela mostra como a empresa da maçã vem lidando com a questão dos bugs em seus softwares. Desde 2019, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, implementou novas abordagens para seus programadores, segundo o texto da Bloomberg.
Uma delas envolve testar manualmente e isoladamente cada recurso novo e corrigir os bugs assim que surgirem. Com isso, o problema é resolvido na raiz, antes que ele se torne uma bola de neve. Isso teria feito com que os sistemas operacionais lançados pela empresa desde então fossem mais estáveis e menos sujeitos a bugs. Porém, estão sujeitos a paralisações temporárias, como desta vez.
Por enquanto, não há novidades sobre os próximos sistemas operacionais dos produtos Apple. A expectativa é que eles deem as caras durante o evento WWDC (Worldwide Developers Conference) em junho de 2024.
Compartilhe:
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
Assaltante armado devolve peretences roubados após vítimas dizerem que eram ‘servas de Deus’, em SP
Janja vira alvo de nova ação na Justiça por viagem à Rússia