NENHUM ELEITE - Fumaça preta: primeira votação termina sem escolha do novo papa e conclave continua amanhã

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 07/05/2025 17:07 - 62306
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A primeira votação do conclave para a escolha do novo papa da Igreja Católica terminou com fumaça preta, ou seja, nenhum nome foi escolhido para o cargo mais importante da instituição cristã. A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano.

conclave continua amanhã (8) e nova votação deve ser realizada. O processo pode durar de dois a três dias até que a fumaça branca saia da chaminé e indique que o novo papa foi eleito na votação dos cardeais.

Há 252 cardeais participantes e 133 são votantes e elegíveis. Os cardeais com mais de 80 anos não são aptos a votar. O Brasil tem oito cardeais no conclave, sendo sete aptos a votar:

  • Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus;
  • Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil;
  • Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
  • Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro;
  • Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador;
  • Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília;
  • Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;

Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, tem 88 anos e não vota. Mas pode ser votado.

Papa Francisco

O conclave deste início de maio ocorre após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, no último dia 21 de abril. O Vaticano informou que ele morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Francisco havia ficado 38 dias internado tratando de uma pneumonia nos dois pulmões. Sua última aparição foi no Domingo de Páscoa, na Praça São Pedro, onde cumprimentou os fieis, ainda abatido.

Jorge Mario Bergoglio era argentino e foi eleito papa no conclave de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Escolheu o nome de Papa Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pobres. Eram os pobres uma de suas maiores prioridades como líder da Igreja Católica.

 



Compartilhe:


Outras Notícias