Grupo Neves lança serviço de Medicina Fetal no dia 31 de março em João Pessoa

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 23/03/2022 09:01
Foto Reprodução
Foto Reprodução

 O Grupo Neves lança o serviço de Medicina Fetal do HNSN/Rede D’Or em evento que reunirá algumas das maiores autoridades médicas da área do país na capital paraibana no próximo dia 31.

O evento abordará o tema ‘Malformação fetal”, com coordenação da Dra. Julyanna Costa, chefe do servido de Medicina Fetal do HNSN/Rede D’Or, que mediará o debate com alguns dos temas e profissionais mais importantes da área.

  • Rastreamento - Dr. Eduardo Fonseca, Professor Associado de Obstetrícia da Universidade Federal da Paraiba;
  • Diagnóstico - Dra. Rimena de Melo, Médica e preceptora da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Januário Cicco – UFRN;
  • Tratamento - Prof. Dr. Renato Sá, Diretor Médico Perinatal Coordenador do Centro de Medicina Fetal Perinatal da Rede D’Or.

Um dos maiores especialistas da Medicina Fetal no pais, Dr. Renato Sá teve sua trajetória marcada pelo sucesso na correção de uma hérnia diafragmática em um feto na 26ª semana de gravidez em pleno pico da pandemia de Covid-19.

A má formação do diafragma fazia com que órgãos abdominais subissem para a caixa torácica, impedindo o pleno desenvolvimento dos pulmões. Um balão foi inserido para corrigir a malformação. Ao todo, segundo o médico, são registrados cerca de 700 casos por ano no Brasil.

Semanas depois, já no oitavo mês de gestação, a mãe testou positivo para Covid nos preparativos para a retirada do balão. Ante a urgência e gravidade do caso, o procedimento foi realizado, momento em que a bolsa se rompeu. A mãe, assintomática, permaneceu isolada até o nascimento do seu filho, que veio ao mundo sem sequelas, notabilizando Dr. Renato Sá pelo sucesso do caso.

O evento contará com público presencial e será transmitido pelo YouTube.

SOBRE A MEDICINA FETAL

A Medicina Fetal é uma sub-especialidade da Obstetrícia; que tem como principal objetivo detectar anomalias fetais e rastrear riscos e comorbidades fetais durante a gravidez.

Além de possibilitar o rastreamento e o diagnóstico de possíveis problemas no decorrer do formação do bebê, a Medicina Fetal auxilia na evolução da gestação, visando o bem estar da mãe e do filho, possibilitando o aconselhamento familiar e o tratamento necessário adequado, quando detectados problemas na formação do feto, delegando ao médico que atua na área uma espécie de pediatra do nenê desde o útero, dialogando com esse feto através da linguagem ultrassonográfica.

SERVIÇO:
Lançamento do serviço de Medicina Fetal do Grupo Neves
Data: 31/03/2022.
Horário: 19h
Local: Hotel Manaíra
Endereço: Av. Gen. Édson Ramalho, 1131
Manaíra – João Pessoa/PB.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Prefeitura proíbe patinetes elétricos e outros equipamentos em ciclovias da orla da Capital

  • Hospital de Trauma de Campina Grande afasta equipe após cirurgia em perna errada de criança

  • Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega vencem consulta prévia para reitoria da UFPB

avançar voltar