APLICATIVO - WhatsApp terá compras dentro do próprio aplicativo

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 30/08/2022 00:52
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
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 O WhatsApp, o popular serviço de mensagens de propriedade da Meta, está lançando um produto de compras na Índia, a primeira vez que os usuários poderão navegar e comprar mantimentos e outros produtos domésticos no catálogo do supermercado JioMart sem sair do aplicativo. Agora, será possível adicionar itens ao carrinho e efetuar o pagamento pelo chat.

O WhatsApp revelou que a nova ferramenta é uma parceria com o supermercado JioMart, da Reliance Industries, uma empresa de tecnologia indiana na qual a Meta investiu quase US$ 6 bilhões no início de 2020. Anteriormente, as pessoas podiam navegar pelos produtos via WhatsApp, mas precisavam sair do serviço para finalizar a transação.

Ter uma experiência de compra completa dentro do WhatsApp tem sido um objetivo de longa data do CEO da Meta, Mark Zuckerberg. A gigante das redes sociais pagou US$ 22 bilhões para adquirir o WhatsApp em 2014, mas o serviço ainda é uma pequena parte dos negócios gerais da Meta.

O aplicativo agora ganha dinheiro cobrando de algumas empresas para enviar mensagens aos clientes e também vendendo anúncios ‘click-to-message‘, que aparecem nos feeds do Facebook ou Instagram dos usuários e depois os levam para um bate-papo privado com uma empresa assim que eles clicam novamente. Esses anúncios já geram bilhões de dólares por ano em todos os aplicativos da Meta.

Zuckerberg está visando a uma oportunidade de negócios muito maior para o WhatsApp relacionada a comércio e pagamentos, especialmente em mercados emergentes onde o aplicativo é popular, como Índia e Brasil.

O CEO falou sobre mensagens de negócios em quase todas as reuniões virtuais sobre ganhos da Meta nos últimos anos, apresentando a ideia como uma linha de negócios complementar ao negócio de publicidade já existente da empresa.

“As mensagens de negócios são uma área com impulso real e experiências baseadas em bate-papo como essa serão a maneira como as pessoas e as empresas se comunicarão nos próximos anos”, disse Zuckerberg em comunicado nesta segunda-feira.

Parte da luta da Meta está relacionada à regulamentação de pagamentos. A empresa testou pagamentos na Índia por anos antes de obter a aprovação formal do governo, em 2020, para expandir o teste em um recurso completo.

A JioMart, empresa de compras on-line do bilionário indiano Mukesh Ambani, está competindo com a Flipkart, controlada pelo Walmart, e com a Amazon por uma fatia maior do crescente mercado de varejo on-line da Índia. Uma parceria com o WhatsApp poderia dar um impulso mais do que necessário.

“Quando as plataformas Jio e Meta anunciaram nossa parceria em 2020, Mark e eu compartilhamos a visão de trazer mais pessoas e negócios on-line e criar soluções verdadeiramente inovadoras que agregarão conveniência ao dia a dia de cada indiano”, disse Ambani, presidente da Reliance Industries, em um comunicado. “A experiência do JioMart no WhatsApp reforça nosso compromisso de permitir uma maneira simples e conveniente de fazer compras on-line para milhões de indianos.”

Um porta-voz da Meta disse que a empresa espera se expandir na Índia para se unir a mais empresas e também pretende levar essa ferramenta de compras para outros países.



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