Virgens de Tambaú com Claudia Leitte prometem multidão neste domingo na Via Folia neste domingo em João Pessoa

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 08/02/2026 16:22 - 66020
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Não é nenhuma novidade que as Virgens de Tambaú é um dos blocos mais tradicionais do Folia de Rua de João Pessoa, reunindo todos os anos milhares de foliões na Avenida Epitácio Pessoa, no sentido do Busto de Tamandaré. (Assista, ao fim desta matéria, uma entrevista exclusiva sobre os principais blocos carnavalescos pessoenses)

O encontro deste ano está marcado para domingo, com concentração a partir das 16h, e contará com 11 trios elétricos e 13 atrações, tendo a cantora Claudia Leitte como principal nome da programação. Também estão confirmados artistas como Michelle Andrade, Felupe, Luka Bass, Gracinha Telles, Rainhas da Farra, Banda Megaxé, Banda Lokomotiva, Os Tralhas, Artuzinho Batedeira, Filipe Santos e Myra Maya.

O bloco nasceu no fim da década de 1980, inspirado nas Virgens do Bairro Novo, tradicional evento carnavalesco de Olinda. À época, um grupo de amigos paraibanos decidiu criar uma alternativa local, marcada pela irreverência e pela brincadeira de homens se vestirem de mulheres para celebrar o Carnaval. A proposta era tão somente promover uma festa popular, divertida e acessível, sem a necessidade de deslocamento para Pernambuco.

 

Cláudia Leitte será a atração principal da edição 2026 das Virgens de Tambáu (Foto: Divulgação / X)

 

A primeira saída com trio elétrico aconteceu partindo do Manaira Shopping, com apoio do empresário Roberto Santiago, segundo relato de Euclides Menezes, um dos fundadores do bloco. Desde então, o evento cresceu e ocupou espaço significativo no calendário carnavalesco da capital paraibana.

Um dos fundadores das Virgens de Tambaú, Euclides Menezes, relembrou o início da festa e a motivação para a criação do bloco, em entrevista exclusiva.

“Era uma brincadeira, uma alegria, para evitar que a gente se deslocasse até Olinda, que, à época, acontecia, no domingo das Virgens. A galera ia para lá brincar, mas voltavam com bebidas alcoolicas. E aí pensamos: “Vamos fazer por aqui”. E aí fizemos no Chevette, com cento e poucas pessoas. Foi um sucesso. E aí foi se desenvolvendo, inspirados nas Muriçocas. Eram poucas pessoas, mas o envolvimento era muito forte. E essas pessoas falavam bem e falavam para outras pessoas. E aí foi dando essa visibilidade”, disse.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Siga o canal da TV Litoral - https://www.youtube.com/@tvlitoralsulp

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.



Compartilhe:


Outras Notícias