O deputado estadual Walber Virgolino (PL) comentou, nesta terça-feira (22), sobre a sucessão no comando da Igreja Católica após a morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21), no Vaticano. Em entrevista, o parlamentar afirmou que espera que o próximo pontífice adote uma postura mais conservadora e menos influenciada por pautas ideológicas.
“Acho que o mundo precisa agora de um Papa mais conservador. Vivemos um tempo em que a concepção tradicional de família está sendo questionada, e vemos ideologias pautando os ditames da Igreja. A política tem entrado de forma intensa no Vaticano, e isso, na minha opinião, é prejudicial”, declarou Virgolino.
A fala do deputado faz referência às posições progressistas adotadas por Francisco ao longo de seu pontificado, especialmente no que diz respeito à inclusão de grupos historicamente marginalizados, ao diálogo inter-religioso e à abordagem mais aberta em temas como meio ambiente, imigração e orientação sexual.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos às 7h35 (horário de Roma), 2h35 no horário de Brasília, na Casa Santa Marta, onde residia no Vaticano. A informação foi divulgada oficialmente pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell, responsável pela administração da Igreja durante o período de Sé Vacante.
De acordo com o laudo assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, o pontífice sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), entrou em coma e teve um colapso cardiovascular irreversível. O relatório médico também aponta que Francisco apresentava histórico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia polimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
Com a morte de Francisco, inicia-se o processo de escolha de um novo Papa, que será definido por meio de um conclave com os cardeais eleitores. A expectativa mundial é grande quanto ao perfil do próximo pontífice. O novo líder da Igreja Católica terá a missão de dar continuidade — ou redirecionar — a linha pastoral iniciada por Francisco, marcada por abertura, diálogo e um apelo forte à justiça social.
Enquanto isso, homenagens ao Papa falecido continuam acontecendo ao redor do mundo. O velório ocorre na Basílica de São Pedro, com a Missa das Exéquias programada para o sábado (26). O sepultamento será realizado na Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
CONFIRA - Saiba como será o clima no mês de Maio no Brasil
Ministério Póblico alega lentidão e pede para INSS ressarcir beneficiários em 15 dias
Brasil Com saída de Lupi, PDT decide deixar base do governo na Câmara