Wilson Santiago admite conversas entre Republicanos e MDB para Federação, mas condiciona adesão de Veneziano à base para junção avançar na Paraíba

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 08/05/2025 07:26 - 62307
Wilson Santiago admite conversas entre Republicanos e MDB para Federação, mas condiciona adesão de Veneziano à base para junção avançar na PB
Wilson Santiago admite conversas entre Republicanos e MDB para Federação, mas condiciona adesão de Veneziano à base para junção avançar na PB

 O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou nesta quarta-feira (7) que há tratativas em curso para a formação de uma federação entre Republicanos e MDB em nível nacional, mas deixou claro que, no caso da Paraíba, a união só será possível se o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) decidir se alinhar à base política do governador João Azevêdo (PSB).

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Hora H, da Rádio POP FM de João Pessoa. Santiago destacou que, para a federação avançar, é necessário que haja uma sintonia entre os partidos nos estados, e que, na Paraíba, isso passa por um gesto claro de Veneziano.

“Existe sim essa conversa com vários estados da Federação, porque para qualquer federação ser constituída precisa ter a maioria do apoio dos estados. No caso específico da Paraíba, nós temos algumas condições. Uma delas é os candidatos ou as lideranças do outro partido, no caso do MDB, se dispor a se alinhar politicamente com a nossa estrutura política no Estado, com o governador João Azevêdo e também com os candidatos que são da nossa aliança política”, declarou.

Questionado diretamente sobre uma possível reaproximação entre Veneziano e a base governista, Santiago foi categórico: “Se ele está disposto, quem deve dizer é ele, não sou eu”. E emendou: “Espaço político sempre tem, mas há condições, como o alinhamento com o governador João Azevêdo, que é o comandante maior do nosso estado”.

O parlamentar também comentou por que acredita que, desta vez, a federação com o MDB pode ter mais chances de prosperar. Segundo ele, nas tentativas anteriores com o União Brasil e o Progressistas (PP), as divergências entre os partidos nos estados inviabilizaram o projeto.

“No caso do MDB, o partido é menor, ou seja, não atinge no que se refere a comando partidário a maioria dos estados. Já com o União Brasil e o PP, havia muitos conflitos regionais. Mas, para a gente concordar na Paraíba, precisa sim do entendimento com o governador João Azevêdo e com as lideranças políticas que compartilham o mesmo projeto ou que disputam o mesmo espaço com vistas à eleição de 2028”, completou Santiago.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb 

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.



Compartilhe:


Outras Notícias